PRODUTO

Qualidades do Sistema de Rating Municipal

Índice de Cumprimento Eleitoral

Projeto inovador

O Sistema de Rating Municipal (SRM) é um projeto inovador no contexto nacional e internacional. Esta solução é um sistema, um modelo e uma plataforma informática mediadora da relação construtiva entre o município e a cidadania. Nesse sentido, o SRM contempla uma abordagem objetiva de apuramento e quantificação das intenções e das realizações do executivo municipal. Paralelamente, tem lugar a auscultação da comunidade na óptica do cidadão, do munícipe e do eleitor. Esta dimensão é conseguida pela participação da cidadania na avaliação das concretizações do executivo, bem como na avaliação da qualidade percebida do munícipe e na lealdade do eleitor. Neste sentido, o SRM no que toca ao Índice de Cumprimento Eleitoral, permite observar os níveis e a natureza da percepção coletiva em relação ao comportamento público, numa perspetiva quantificável, objetiva e predicadora de futuros comportamentos eleitorais. Por outro lado, e âmbito do SRM, desenvolvemos também o Índice de Transparência Pública como forma de análise da transparência na óptica do cidadão, estando também previsto o desenvolvimento do Índice de Segurança que analisa desde da segurança pública até às questões da cibersegurança.

Abordagem estrutural

No âmbito do Índice de Cumprimento Eleitoral, mediante uma abordagem estrutural, tanto o índice de desempenho autárquico como o índice geral de satisfação possuem um conjunto de propriedades como:
• Capacidade de diagnóstico, isto é, a capacidade do modelo explicar e quantificar as causas dos valores dos diferentes índices e, em particular, dos índices de satisfação dos munícipes;
• Capacidade de comprovação, ou seja, a capacidade dos índices em discriminar os resultados da gestão autárquica;
• Capacidade de comparação, ou seja, a possibilidade de comparar índices dos diferentes agregados/variáveis por freguesia ou concelho, por forma a determinar as zonas ou variáveis onde devemos continuar a investir em termos de realizações autárquicas.

Acresce a estas vantagens, a capacidade desta abordagem possibilitar ganhos de precisão no desempenho, devido à certeza ou nível de confiança com que os índices são estimados. Para uma dada dimensão da amostra, um elevado nível de precisão obtém-se prestando atenção à recolha de dados, e um grande cuidado na especificação do modelo. Deste modo, O apuramento do ICE é feito mediante a quantificação agregada do desempenho autárquico no cumprimento das propostas políticas e eleitorais, e mediante a avaliação perceptiva no plano da qualidade percebida, satisfação e lealdade do munícipe em relação à gestão municipal.