Auditoria

Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por qualquer organização, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com o planeado ou previsto.

OFERTA

Prestamos uma série de serviços de avaliação pública e aconselhamos os nossos clientes na gestão da causa pública. Os nossos índices são apurados seguindo metodologias e protocolos científicos, cuja a sua fundamentação teórica, metodológica e empírica está alicerçada em anos de experiência na pesquisa de opinião e na análise estatística inferencial.

  • Instrumentos adaptados à avaliação da realidade pública. Desenvolvemos uma série de instrumentos adequados aos estudos públicos, políticos, sociais e institucionais, percursores da estimação de diversos índices.
  • Inovação e investigação científica aplicada à realidade social. Desenvolvemos investigação científica para melhorar e apurar permanentemente os nossos instrumentos de avaliação.
  • Mecanismo de compatibilização da autarquia com a cidadania. Desenvolvemos um sistema que permite aproximar a cidadania da gestão pública, mediante uma plataforma denominadora comum entre as partes.

 

Os nossos produtos mais recentes…

MODELO DE DESEMPENHO AUTÁRQUICO

A natureza e a quantidade de eixos de intervenção variam de município para município, por isso o modelo assume um caráter dinâmico, onde cada município deverá ponderar politicamente o valor a atribuir a cada eixo de intervenção, dado que pode fazer toda a diferença no apuramento do ICE. Porém, é importante referir que, este balanceamento tem o seu limite nos propósitos presentes no programa eleitoral, não podendo ser desvirtuado no momento da ponderação política dos eixos de intervenção. O executivo não poderá ser avaliado para além da sua promessa política e eleitoral, sob pena de reduzir o valor e a legitimidade do ICE enquanto instrumento de avaliação sério, credível e idóneo.

O modelo de desempenho autárquico é uma construção dinâmica e balanceada, baseada na filosofia do tableau de bord, que consagra o nível de cumprimento dos objetivos mediante indicadores de gestão. Neste sentido, o indicador de progresso do modelo corresponde à taxa de concretização dos objetivos estratégicos ou operacionais. A monitorização de todos os eixos de intervenção oferece aos intervenientes uma noção progressiva do valor acumulado de desempenho, sem descurar a capacidade de antever o que falta fazer de acordo com o horizonte temporal ainda disponível.

 

MODELO DO VALOR PERCEBIDO DO CIDADÃO, SATISFAÇÃO DO MUNÍCIPE E LEALDADE DO ELEITOR

O modelo geral de avaliação da satisfação é explicado por três determinantes: o valor percebido do cidadão; a satisfação do munícipe e a lealdade do eleitor. Estas determinantes permitem conformar um índice de satisfação que integra, numa perspetiva holística, a percepção da qualidade do desempenho da entidade e, em sentido atomístico, a satisfação do munícipe, as intenções e as recomendações na qualidade de eleitor. Numa abordagem top-down, conseguimos avaliar o campo perceptivo, os níveis de convencimento pessoal e inclusivamente o potencial comportamento eleitoral. Por isso, consideramos estas determinantes e os seus respetivos indicadores como ingredientes essenciais para a compreensão da cidadania.